TintaDigital - Solucoes em Tecnologias de Informacao
Artigos de Opinião
Uma ferramenta de trabalho gratuita: OpenOffice.org versão para impressão enviar por e-mail

O OpenOffice.org é um projecto para criação de uma ferramenta de produtividade de escritório de livre utilização e distribuição que, como o próprio nome indica, é o Office Suite mais aberto do mercado. Não necessita qualquer tipo de licença e é compatível com outros softwares. (...)

A primeira versão OpenOffice.org trouxe todos os benefícios do código aberto, com ferramentas essenciais para o trabalho do escritório. Traduzido em mais de 30 línguas, está disponível para as mais representativas plataformas - Microsoft Windows, Mac, GNU/Linux e Solaris.

O OpenOffice.org tem muitas potencialidades. Segundo o site OpenOffice.org, o seu desenvolvimento tem, entre outros, os seguintes factores de orientação: inter-operabilidade com o Microsoft Office, facilidade de utilização, rapidez de funcionamento, estabilidade, qualidade, aspecto renovado e integração com o Gnome Desktop, o Microsoft Windows, plugins e aplicações de terceiras entidades.

Uma funcionalidade importante é o programa de bases de dados BASE que permite a ligação a bases de dados como MySQL, Oracle, livros de endereços LDAP, entre outros, ou a criação de uma base de dados num formato interno. Estas funcionalidades dão uma perspectiva completamente nova aos utilizadores do OpenOffice.org.

Uma das principais vantagens do OpenOffice.org sobre a concorrência está na compatibilidade. De facto, esta ferramenta pode ser utilizada em quase qualquer sistema operativo e permite guardar os ficheiros directamente nos formatos de outros fabricantes de office suites, em formato PDF e em formatos compatíveis com os incontornáveis pocket devices.

Apesar de existirem algumas áreas para melhoria, a resistência à divulgação do OpenOffice é a resistência dos utilizadores à mudança, pois encontra-se a um nível igual ou superior aos seus concorrentes. Depois de testado, o produto corresponde a todas as necessidades do funcionamento do escritório. E sem custos, o que só por si deverá ser um factor importante.

O OpenOffice.org disponibiliza uma versão completa de produtividade de escritório, com um ambiente de trabalho cada vez mais fácil de utilizar.

Só experimentando para ver. E ainda para mais, pode fazê-lo Gratuitamente! 


Ricardo Gameiro - Setembro 2005 

 
side2  Subscrever RSS
Aviso Legal | Privacidade | Mapa do Site | Contactos | Direitos de Cópia | © TintaDigital 2004-11