TintaDigital - Solucoes em Tecnologias de Informacao
Case Studies
CASE STUDY: Information Services Continuity Planning (Business Continuity) Print E-mail
                        
 

This project had as an objective and result, the global definition from Information Services continuity whitin a distribution company. The used methodology has enabled a complete business process analysis, relate them with the Information Systems, classify the applications according to its criticity, and define an implementation planning in order to increment business recovery from the company in case of emergency or disaster.

O projecto foi implementado em parceria com uma empresa de competências alargadas e reconhecidas o mercado das tecnologias de informação que seleccionou a TintaDigital pela sua experiência na definição de infraestruturas tecnológicas de recuperação.


Foram necessários 2 meses para analisar os 23 processos de negócio definidos pelo Cliente, no âmbito a certificação ISO 9001, e relacioná-los com as cerca de 35 aplicações em utilização. Com os dados obtidos na análise do impacto no negócio e do risco da paragem de cada aplicação, foram apresentadas algumas alternativas para soluções tecnológicas – cenários de recuperação – que permitiam, naquele contexto e tempo, aumentar a capacidade de recuperação do negócio no caso da ocorrência de um desastre.Os princípios orientadores da metodologia foram a transferência de know-how ao longo de todo projecto, o envolvimento do cliente em todas as fases, a isenção tecnológica e a utilização das melhores práticas do mercado.

  O projecto foi implementado em 3 fases:
  1.  Compreensão da situação actual
  2.  Elaboração de cenários de recuperação
  3.  Definição de planos

Na primeira fase procedeu-se à recolha de informação organizacional e tecnológica, ao levantamento as actividades de missão crítica, à análise de risco e à análise de impacto.

Durante a segunda fase foram elaborados cenários de recuperação e identificados os custos e benefícios de cada um. Os cenários de recuperação foram criados tendo em conta factores como o risco de interrupção a infraestrutura tecnológica, o impacto da interrupção de cada aplicação ou sistema no negócio, as recomendações de melhores práticas relativamente às tecnologias envolvidas, bem como o custo total. Antes de ser iniciada a terceira fase, o Cliente introduziu as suas condicionantes estratégicas para a escolha do melhor cenário.


Na terceira fase foram preparados os planos de recuperação e retorno, de testes, de continuidade  de implementação. À data da criação deste caso de estudo, o Cliente iniciou já a implementação do cenário de recuperação escolhido, seguindo as recomendações entregues nos diferentes relatórios produzidos.

mapa_sismico.jpg 

Numa organização existem produtos baseados em processos que utilizam redes, servidores e aplicações suportadas pela infraestrutura e serviços associados. Estes elementos são interdependentes, pois fazem parte de uma cadeia de valor.

A tecnologia tornou-se, por isso, uma componente central de quase todos os processos de negócio das organizações, sendo a disponibilidade contínua dos serviços tecnológicos crítica para a sua sobrevivência. Este tipo de disponibilidade é conseguida com a introdução de medidas de redução do risco como, por exemplo, dispositivos de cópias de segurança.

No caso de Portugal que, como se pode ver na imagem ao lado, está geograficamente situado numa zona propícia a sismos, é essencial pensar na manutenção da capacidade de recuperação efectiva e contínua da infraestrutura de suporte ao negócio das organizações que se baseie em elementos fiáveis e eficazes.

Sobre a TintaDigital

A TintaDigital é uma empresa de capital nacional com uma oferta de serviços no mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem uma capacidade de resposta direccionada a todos os sectores de actividade empresarial onde é necessária intervenção a nível de soluções tecnológicas. Oferece soluções flexíveis e de valor acrescentado em Tecnologias de Informação, independentes de fabricantes ou marcas, satisfazendo todas as necessidades dos seus clientes e parceiros. Observa as normas ISO/IEC 20000 para garantir níveis de serviço com base na regularização de processos, o que torna mais eficaz a comunicação, bem como os sistemas de suporte, intra e extra-empresa, assegurando níveis de eficácia e excelência. 
 
side2  Subscrever RSS
Terms of Use | Privacy Policy | Site Map | Contactos | Copy Rights | © TintaDigital 2008 - Design by Publicampaign