TintaDigital - Solucoes em Tecnologias de Informacao
Case Studies
CASO DE ESTUDO: Documentação de Recuperação e Retorno (Disaster Recovery) versão para impressão enviar por e-mail
                                              
Este projecto consistiu na criação da documentação técnica dos procedimentos de recuperação e retorno de uma aplicação financeira, numa entidade bancária portuguesa de grande dimensão, distribuída por três locais geográficos.

Numa organização existem produtos baseados em processos que utilizam redes, servidores e aplicações suportadas pela infraestrutura e serviços associados. Estes elementos são interdependentes, pois fazem parte de uma cadeia de valor.

A tecnologia tornou-se, por isso, uma componente central de quase todos os processos de negócio das organizações, sendo a disponibilidade contínua dos serviços tecnológicos crítica para a sua sobrevivência. Este tipo de disponibilidade é conseguida com a introdução de medidas de redução do risco como, por exemplo, dispositivos de cópias de segurança.

No caso de Portugal que, como se pode ver na imagem ao lado, está geograficamente situado numa zona propícia a sismos, é essencial pensar na manutenção da capacidade de recuperação efectiva e contínua da infraestrutura de suporte ao negócio das organizações que se baseie, entre outros elementos, numa documentação fiável e eficaz.   mapa_sismico.jpg

O projecto foi implementado em duas fases. A fase inicial consistiu na recolha dos procedimentos de cada componente da solução e envolveu, além da equipa técnica do cliente, 6 entidades especialistas nas diferentes tecnologias utilizadas na solução, desde o sistema operativo até à aplicação financeira. A segunda fase teve como objectivo principal autonomizar a equipa técnica do cliente nas tarefas da recuperação do funcionamento da solução na infraestrutura redundante. Foram efectuados testes de recuperação e retorno e a consequente validação da documentação durante os mesmos. Com esta, o cliente fica com a capacidade de testar, a qualquer altura, a sua autonomia de recuperação da aplicação de negócio na infraestrutura do segundo centro de dados.

A TintaDigital foi escolhida pela empresa responsável do projecto de implementação da infraestrutura tecnológica de recuperação pela sua experiência comprovada na definição de soluções de recuperação e retorno de infraestruturas de Tecnologias de Informação.

 

Sobre a TintaDigital

A TintaDigital é uma empresa de capital nacional com uma oferta de serviços no mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem uma capacidade de resposta direccionada a todos os sectores de actividade empresarial onde é necessária intervenção a nível de soluções tecnológicas. Oferece soluções flexíveis e de valor acrescentado em Tecnologias de Informação, independentes de fabricantes ou marcas, satisfazendo todas as necessidades dos seus clientes e parceiros. Observa as normas ISO/IEC 20000 para garantir níveis de serviço com base na regularização de processos, o que torna mais eficaz a comunicação, bem como os sistemas de suporte, intra e extra-empresa, assegurando níveis de eficácia e excelência. 

 
side2  Subscrever RSS
Aviso Legal | Privacidade | Mapa do Site | Contactos | Direitos de Cópia | © TintaDigital 2004-11