TintaDigital - Solucoes em Tecnologias de Informacao
Artigos de Opinião
ITIL Certification importance Print E-mail
Professional certification intends to normalize the identification and recognition of professional competencies. This way, ITIL certification is very important to the IT professionals to prove that they had get standard knowledge levels in technological management services. (...)


Tendo em conta a importância da certificação e especialmente tratando-se de uma organização que promove boas práticas, todo o processo de actualização da versão de ITIL é crucial ser gerido da melhor forma e atempadamente. Por esta razão, também o novo plano de certificações, que apesar do anúncio prévio de disponibilização oficial do mesmo num prazo de 3 a 6 meses após a publicação do ITIL v3 (que foi lançado em final de Maio), ainda não foi publicado devido a algumas questões que têm sido levantadas, é crucial que seja efectivado rapidamente.

A publicação dos relatórios finais a serem utilizados pelas Organizações de Formação Acreditada (Accredited Training Organisations - ATOs) foi adiada para Janeiro de 2008 assim como o programa de estudos de fundamentos de ITIL. Pouco depois da nova versão do ITIL ter sido publicada, foi disponibilizada uma versão dos relatórios, que entretanto sofreu algumas alterações, de detalhes e não de fundo, o que tem permitido às entidades de formação e certificação em ITIL, contornarem alguns atrasos e iniciarem a preparação de novos cursos e exames que, neste momento, já estão a ser disponibilizadas pela maioria.

As alterações no processo de certificação ITIL v3 são mais do que somente um maior foco na estratégia de TI da organização e melhoria contínua da versão 3 do ITIL. Quem conhecer o formato da certificação ITIL v2, terá notado uma alteração significativa na v3, ao aplicar a taxonomia dos objectivos educacionais, também conhecida por taxionomia de Bloom, que endereça mais adequadamente o percurso de aprendizagem dos profissionais de Tecnologias de informação no domínio da gestão de serviços TI. Isto reflecte-se numa nova proposta para os níveis de qualificação: Nível Básico (V2 Foundation), Nível de Aptidão e Gestão (V2 Practitioner e Manager) e Nível Avançado.

O novo plano de certificações prevê a utilização de créditos para atingir o nível "Diploma ITIL", o que torna mais flexível e adaptada esta certificação.

Relativamente à v2, ainda falta esclarecer alguns detalhes sobre as equivalências e percursos de certificação para os detentores destas certificações. Esta equivalência estará associada a fluxos lógicos entre as características da aprendizagem que são conhecidas por terem sucesso nos trabalhos de Bloom. A sua concretização passará provavelmente pela atribuição de créditos aos detentores de certificações em ITIL v2. A proposta ainda não aceite pelo comité é a criação de um exame de passagem para as pessoas certificadas em ITIL v2 com 16 ou mais créditos. Esta questão é relevante para o mercado Português pois, embora a implementação de ITIL ainda não tenha atingido uma maturidade equivalente à de outros países, são já significativos os profissionais de ITIL certificados na versão 2.


José Carlos Correia -Director Geral -TintaDigital - Out.2007

Publicado em Novembro de 2007 na Newsletter 'Itil e tal' da itSMF.

 
side2  RSS Feed
Terms of Use | Privacy Policy | Site Map | Contactos | Copy Rights | © TintaDigital 2008 - Design by Publicampaign