'Centro de Formação complementa negócio da TintaDigital' - Jornal Semana Informática Fev. 2008

    Revista Semana Informática

    Jornal Semana Informática Fev. 2008

    "Centro de Formação complementa negócio da TintaDigital" 
    Semana Informática > Emprego > Centro de formação complementa negócio da TintaDigital
     
    Centro de formação complementa negócio da TintaDigital
    De Fátima Caçador / Casa dos Bits
    Semana nº 870 de 15 a 21 de Fevereiro de 2008


    p28.jpg
    José Carlos Correia, administrador da TintaDigital
    As necessidades dos clientes identificadas pela empresa levaram à criação de um centro, considerado uma área complementar dos projectos desenvolvidos

    A experiência e know-how dos técnicos da TintaDigital e o elevado investimento que a empresa faz na formação dos seus próprios recursos humanos são dois dos factores que sustentam a decisão da especialista em soluções de Tecnologias de Informação de avançar com um Centro de Formação, uma nova área de negócio que é vista como complementar aos projectos desenvolvidos.

    As necessidades de formação específica identificadas entre os clientes, quer em termos de estrutura e organização, procurando maior flexibilidade, quer em relação aos conteúdos, procurando colmatar necessidades específicas de formação de técnicos para determinados projectos, são também indicados como pontos de partida para esta nova a aposta da empresa.


    «A área de formação é uma área estratégica para a TintaDigital não só pelo negócio de formação em si, mas também pela sua complementaridade nos projectos que a TintaDigital desenvolve nos clientes, podendo apresentar não só a parte tecnológica, mas também, complementarmente, a própria formação dos técnicos associados ao projecto implementado», explica José Carlos Correia, administrador da TintaDigital.

    Por isso mesmo, a oferta de formação está centrada no open source e nas áreas de actuação da empresa, como infra-estrutura tecnológica, sites e portais, ferramentas colaborativas, suporte ITIL e integração aplicacional.

    O Centro de Formação oferece um conjunto alargado de cursos calendarizados, com uma oferta que se pretende flexível para ir ao encontro às necessidades dos clientes e que prevê ainda formação on-job, deslocalização de salas de formação e cursos personalizados. A empresa dá também garantias de realização de cursos mesmo que exista apenas a inscrição de um formando e assegura ainda uma cláusula de satisfação/reembolso.

    A formação é realizada maioritariamente por uma equipa técnica da TintaDigital, mas a empresa considera também a possibilidade de optar por parcerias sempre que for necessário para responder a requisitos específicos.

    Opção essencial
    José Carlos Correia admite que a formação é de forma crescente uma opção estratégica nas empresas, «especialmente numa área que se posiciona cada vez mais como diferenciadora - as TI - e base do desenvolvimento do negócio».

    A falta de formação prática, já identificada num estudo recentemente divulgado pela ANETIE, é reconhecida também pela TintaDigital como um dos problemas que se colocam ao mercado de tecnologias da informação, prejudicando a competitividade e as hipóteses de crescimento orgânico. «Uma falha frequentes vezes apontada é a ausência de ligação prática a projectos de implementação, isto é, conteúdos programáticos demasiado teóricos (ou com poucos exercícios práticos) e ausência de experiência dos formadores», sublinha o administrador da empresa, que afirma que esta é uma das lacunas que se tentam esbater nos cursos ministrados pela TintaDigital.

    Numa perspectiva de maior rentabilização das tecnologias adoptadas a formação proactiva dos profissionais de TIC deve fazer parte da estratégia das empresas, permitindo assim tornar-se uma mais-valia os recursos técnicos existentes, sobretudo dentro das empresas que têm maior índice de utilização tecnológica para o seu negócio.

    Evolução esperada
    O administrador da empresa admite que «existe uma expectativa de incremento de negócio esperada, quer directamente quer indirectamente, no volume de negócios para este ano, que terá um valor significativo», sublinha José Carlos Correia.

    A possibilidade de ligação a universidades para criar uma dinâmica de complementaridade a cursos superiores na área das TIC não está afastada mas não há nenhuma formalização. «Sendo uma das áreas estratégicas da TintaDigital a inovação permanente e o investimento em novas soluções e I&D e sendo as universidades, por excelência, um dos principais pólos de investigação em novas áreas de desenvolvimento emergentes, a ligação com universidades é uma possível estratégia a fomentar», realça o administrador da TintaDigital, que admite que a criação de projectos conjuntos deverá merecer em breve a aposta da empresa.

    José Carlos Correia admite as vantagens que podem advir desta ligação, quer pelo facto de a TintaDigital adquirir «novos saberes» mas também para os alunos que podem assegurar uma aplicabilidade prática de projectos de investigação desenvolvidos.


    1000 Caracteres remanescentes


    Please publish modules in offcanvas position.