TintaDigital - Solucoes em Tecnologias de Informacao
Soluç&otildes;es e Serviços
Estratégias de melhoria para o Website (WCM) versão para impressão enviar por e-mail

Sugestões de melhoria para o seu Website:

Com a crescente utilização das Tecnologias de Informação, nomeadamente Internet, a criação de um Website por parte de uma organização, tornou-se um factor fundamental na sua estratégia de comunicação, promoção, venda e relacionamento com os seus diferentes públicos (Clientes, Fornecedores, Parceiros, Influenciadores, entre outros).

No entanto, também a criação e utilização de um Website, seja ele para comunicação interna (Intranet) ou comunicação externa (Internet Web site, Extranet, eCommerce) deve ser alvo de uma estratégia específica que permita rentabilizar a sua utilização.

Assim sendo, para além da consideração e opção inicial, na criação de um Website, relativamente à melhor tecnologia, imagem, design, funcionalidades, conteúdos, etc; interessa depois uma estratégia de rentabilização que permita, de uma forma contínua e regular, a melhoria da eficiência do Website, nomeadamente no que diz respeito aos seus conteúdos e funcionalidades (para além da imagem, design e acessibilidades). A Gestão de Conteúdos, ou WCM - Web Content Management - é uma ferramenta indispensável para a actualização dinâmica dos conteúdos do Website.

Ainda e para que seja possível orientar a gestão do Website e melhorar o mesmo, interessa também utilizar ferramentas que permitam analisar e fornecer métricas e estatísticas sobre o interesse e utilização do Website, por forma a poder adaptar-se e mesmo antecipar-se às necessidades e interesses do público, clientes e visitantes do seu Website. Estas ferramentas permitem, entre muitas outras funcionalidades, saber quem visita o site, de onde provêm, que páginas visita, quanto tempo permanece, se volta ou não, entre muita outra informação útil que permite assim adaptar estratégias concretas para rentabilização do Website e orientação ao Cliente; melhorando o relacionamento com o mesmo.

Conceitos como dinamismo, interactividade, rapidez, sentido de oportunidade, orientação para o Cliente, inovação, promoção e comunicação são importantes factores a ter em conta e que podem ser geridos através de uma eficiente gestão de conteúdos.

Desta forma, após a criação de um Website, é fundamental ter em atenção a Gestão dos Conteúdos. Para isso, apresentamos 10 sugestões que permitem melhorar o Website:

1. Implementação de uma ferramenta de gestão de conteúdos - WCM - permite a actualização, simples, fácil, rápida e em tempo-real dos conteúdos disponibilizados na Web (ex. a actualização e lançamento de promoções diárias, actualizadas pelo próprio departamento de Marketing, em tempo-real);

«acção: avaliação no mercado de soluções de WCM para implementação no seu website» 

2. Nomeação de um responsável de conteúdos. Esta pessoa terá esta responsabilidade associada ao seu cargo, o que permite rentabilizar e responsabilizar directamente por esta importante tarefa. Frequentemente permite a actualização mais simples e rápida pelos principais responsáveis de comunicação, normalmente Departamentos de Marketing e Comunicação;

«acção: criar a função de gestor de conteúdo, responsável pela actualização e aprovação de conteúdos, com definição de responsabilidades e oferta de eventuais contrapartidas ou motivação. Premiar a participação activa de vários colaboradores na actualização de conteúdos, motivando-os de alguma forma»

3. Agendamento de actualizações. Definir datas específicas para actualização de determinados conteúdos, o que previne falhas e/ou esquecimentos. Tornar a publicação de conteúdos um processo rigoroso e disciplinado com agendamento de novas actualizações e processos de edição, actualização e aprovação bem definidos. Desta forma, ficará definida a actualização de conteúdos regular;

«acção: criar Plano e Agenda de actualizações da Web. Planificações diárias, semanais ou mensais, por ex. e mesmo actualizações automáticas, por ex., sempre que pertinente»

4. Análise de necessidades e desejos dos visitantes do Website para uma adequada orientação ao Cliente/Visitante. É importante perceber e descobrir o que os Clientes/visitantes do Website realmente desejam ou necessitam do Website. Conhecer o target do  Website. Desta forma, poder-se-á adaptar os conteúdos e funcionalidades no que é realmente importante para os visitantes (o que mais valorizam), nomeadamente de uma forma personalizada, aumentando a satisfação dos visitantes e probabilidades de novo retorno, bem como incremento da satisfação ou imagem da marca/empresa/produtos/serviços;

«acção: fazer uma análise de mercado, inquéritos online, estudo de outros websites e sites de sucesso, análise de métricas do website. Implementar técnicas e ferramentas de comunicação e feedback»  

5. Estratégia de comunicação e promoção adaptada aos valores da marca/produto/organização. É necessário ter em conta as potencialidades de comunicação e promoção do Website, adaptando as experiências e funcionalidades disponibilizadas, por forma a que haja uma coerência relativamente a toda a comunicação para o mercado;

«acção: validar a imagem transmitida, com a imagem que se pretende transmitir. Ex.'somos uma empresa dinâmica e inovadora' e depois os conteúdos disponibilizados são estáticos, desactualizados, fora de contexto.» 

6. Mantenha-se em contacto com os Clientes. Dar voz aos Clientes e visitantes é muito importante e poderá ser uma dupla estratégia de comunicação e informação, ie, permite, por um lado, responder e comunicar com os Clientes/Visitantes; mas também obter feedback sobre os seus desejos, interesses, experiências, necessidades. A opção pelo contacto directo com os Clientes, seja através da criação de fóruns, clubes, contactos online ou outras, são, actualmente muito importantes, tanto do ponto de vista do Cliente, pela experiência, conhecimento e interactividade que permitem; como do ponto de vista da organização, pela possibilidade de adaptação, promoção e conhecimento produzido;

«acção: implementar ferramentas específicas de comunicação com os Clientes, nomeadamente Fóruns online, casos de sucesso, partilha de experiências, comunidades, testemunhos, passatempos, classificações/inquéritos, etc. Implementação de conteúdos dinâmicos adaptados ao que os Clientes/visitantes preferem. 'Ouvir' a opinião, histórias e experiências de Clientes/visitantes e incentivar a partilha» 

7. Adequação da comunicação e linguagem. É importante conceber uma comunicação orientada para a Web, ao invés de simplesmente adaptar os conteúdos informativos típicos de um folheto ou brochura. É importante tirar proveito das capacidades da Web, nomeadamente interactividade, feedback, informação em tempo-real, actualização dinâmica de conteúdos, etc.;

«acção: optar por conteúdos dinâmicos e não estáticos. Actualização permanente e em tempo-real, links, conteúdos informativos e formativos, partilha de experiências, suporte, etc»

8. Focar nas principais tarefas/actividades que levam os visitantes/Clientes ao site e melhorar a sua experiência (quer seja do tipo informativo, formativo, compra, aconselhamento, suporte, etc);

«acção: seleccionar ferramentas que reforcem a principal utilidade do Website. Ecommerce, Catálogos online, Formação online, Suporte online, Consultores ou Aconselhamento, Informação, etc»

9. Colocar o Website disponível para ser encontrado nos principais motores de busca. Criar conteúdos que aumentem as possibilidades de ser encontrado. Ter uma estratégia activa de ligação a outros sites de interesse para a organização. Participação em fóruns de interesse;

«acção: utilizar funcionalidades como o MetaData e títulos de páginas com palavras-chave para pesquisas posteriores e optar por palavras de pesquisa mais comum pelos seus visitantes/clientes. Validar a coerência de navegação e links em todo o Website»

10. Implementação de ferramentas de análise, estatísticas e métricas sobre o Website, o que permite aprofundar o conhecimento sobre eficiência do seu website e informações sobre visitantes/clientes, permitindo melhorar taxas de visualização, disponibilização e adaptação de conteúdos e implementação de estratégias adequadas (de promoção, informação, vendas, etc), com base neste importante feedback, dinamizando o Website de uma forma eficiente.

«acção: avaliação no mercado de soluções de monitorização, métricas e estatísticas de Websites» 

 

A TintaDigital - Soluções em Tecnologias de Informação é especialista no desenvolvimento de Soluções e Serviços informáticos, orientado para PME's e Grandes Contas, nomeadamente nas áreas de Sites & Portais, Infraestrutura Informática, Aplicações de suporte ao Negócio, Soluções Web e Colaborativas, Consultoria, Formação, Suporte e Assistência Técnica. A opção por soluções Open Source, nas quais a TintaDigital detém forte know-how, permite a oferta de soluções com uma excelente relação qualidade/preço.

A TintaDigital disponibiliza soluções específicas na área de Web, Sites & Portais, nomeadamente a oferta de soluções completas que permitam não só a ligação à Web (desenvolvimento de website, design, alojamento), como a sua posterior gestão, suporte e administração (Soluções de Gestão de Conteúdos Web - easyWeb - e Soluções de gestão, estatísticas e métricas).

Conheça melhor as nossas Soluções e Serviços e alguns dos nossos Casos de Sucesso.  

 

 
side2  Subscrever RSS
Aviso Legal | Privacidade | Mapa do Site | Contactos | Direitos de Cópia | © TintaDigital 2004-11